Como Alcançar Nossas Metas?
Por Viviane Sampaio
Todos desejamos atingir várias metas em nossa vida. Entretanto, após um certo tempo, é comum desanimar e não conseguir concretizá-las.
Portanto, “O que é preciso fazer para manter o foco e driblar o desânimo?”. A seguir, menciono algumas dicas para que não fique desmotivado para alcançar suas metas:
1) A sua meta é específica? = Se a sua meta for muito ampla ou vaga, o risco de você não alcançá-la é grande. Por exemplo, prefira metas como: “Quero acabar este trabalho até 15 de novembro de 2011” a “Quero terminar este trabalho”.
2) A sua meta depende exclusivamente do seu desempenho? = Analise se a sua meta é um objetivo do seu chefe ou de outras pessoas, pois se for, ao alcançá-la, você terá pouca satisfação pessoal. Por exemplo, prefira metas pessoais, como “Eu quero atingir o nível avançado no meu inglês” a “Quero que meu chefe pare de me perturbar sobre horário de trabalho”.
3) A sua meta é realizável? = Sonhar é patrimônio humano, mas tente estabelecer metas possíveis. Não se sabote. Por exemplo, prefira “Quero ter mais tempo para lazer. Vou tentar ir ao cinema uma vez por semana” a “Quero ganhar 10 milhões de dólares este ano”.
4) O que você ganha e perde com a meta? = Em toda escolha, ganhamos e perdemos algo. Os ganhos são mais fáceis de serem identificados. Entretanto, as perdas também precisam ser consideradas para que você não arme uma armadilha para si mesmo e tenha prejuízos no longo prazo. Alguns exemplos de perdas que podem acontecer durante ou após o processo de concretização de suas metas são:
a. Perda de dinheiro;
b. Perda de tempo para você;
c. Desgaste da sua saúde;
d. Redução no tempo de convívio com familiares e amigos;
e. Redução na aquisição de bens materiais para você ou para sua família.
5) Como saberá que conquistou sua meta? = Defina quais serão as provas concretas que mostrarão para você que conseguiu alcançar sua meta. Por exemplo, prefira evidências como “Ser escolhido para fazer um serviço de alta complexidade” ao invés de “Ser mais reconhecido profissionalmente”.
Vale lembrar ainda que, além de traçar as metas, é preciso também ter um bom planejamento para aumentar as chances de conquistá-las. O coaching é uma ferramenta que pode ajudar nesse aspecto. O Coach o ajudará na organização, definição e ordem de prioridades de suas metas.
_____________________________________________________________________________
Viviane Sampaio
Psicóloga e Coach. Trabalha com a Psicologia Positiva e a Terapia Cognitiva na Vila Mariana em São Paulo-SP.
Autora do Site www.vivianesampaio.com.br e do Blog www.coachingvs.blogspot.com.
Contato: (11) 9808-3718
Twitter: @PsicoVS
Skype: clinicavivianesampaio
E-mail: vs@vivianesampaio.com.br