Cursos Online
sexta-feira , 22 novembro 2024
Capa » Concurso Público » 7 dicas de matemática em concursos públicos

7 dicas de matemática em concursos públicos

Olá concurseiros!

Estudar para concurso é sempre complicado. São tantos assuntos, tantas matérias, que às vezes, os estudantes ficam perdidos. E quando se fala em matemática para concurso então, o pessoal já fica nervoso. Mas assim como todas as matérias, é só se organizar que tudo vai dar certo. E são dicas para estudar essa matéria tão temida que vamos disponibilizar aqui, principalmente para quem vai prestar concurso.

Com muitos editais abertos no país trazendo oportunidade em grandes empresas e instituições públicas como a Petrobras, Banco do Brasil e Receita Federal, você aproveita e já se prepara do jeito certo.

Segundo o professor da LFG Concursos, Sérgio Carvalho, a grande dificuldade dos candidatos na matemática é superar o preconceito que ela carrega quando é ensinada no colégio: “Quando os candidatos começam a estudar para fazer um concurso, muitas vezes eles trazem preconceitos do tempo da escola. É preciso superar a barreira emocional e entender que a matemática é como outra disciplina qualquer. Ou seja, ela precisa ser estudada de forma planejada para se tornar acessível. Isto acontece, principalmente, quando os estudantes usam os materiais certos”.

Então, vamos às dicas do especialista:

1 – Não deixe para estudar matemática depois da publicação do edital

Como esta disciplina é cobrada em todos os concursos, o ideal é fazer uma revisão constante dos temas ao longo do ano.

2 – Planeje seu tempo de estudos

Matemática se aprende com paciência. É importante fazer um cronograma com a análise dos conteúdos cobrados. Fique atendo as disciplinas que caem nas provas de concursos que não são ensinadas na escola. A mais importante delas, que é exigida na avaliação de matemática, é o raciocínio lógico. Para ir bem nesta parte da prova, tente  resolver as questões de lógica que caíram em concursos anteriores.

3 – Reveja conteúdos relacionados aos ensinamentos da matemática básica

Questões que cobram conhecimento de áreas como razão, porcentagem e regra de três aparecem em todos os concursos. Estude e refaça exercícios destas áreas constantemente e terá um desempenho melhor.

4 – Análise combinatória

Em editais como o da Petrobras, por exemplo, esta disciplina é cobrada. Neste caso se faz necessário rever problemas que pedem que o aluno calcule de quantas maneiras uma coisa pode acontecer. Para responder bem tais perguntas, é fundamental entender o caminho correto para chegar a resolução certa da questão, e não apenas o resultado final do cálculo.

5 – Progressão aritmética e progressão geométrica

Para ir bem nestas duas áreas, os candidatos precisam conhecer as regras da progressão e ficar de olho no termo geral e na soma dos termos. Com estes dois conhecimentos, a resolução correta do problema se torna mais fácil.

6 – Tente selecionar as questões que é capaz de resolver

Para ir bem na prova de matemática é preciso calcular o tempo que cada uma das questões tomará para ser resolvida. O ideal é sempre escolher as mais rápidas e fazer primeiro. O bom senso de selecionar o que tem que ser resolvido na hora e o que deve ser deixado para o final da prova, pode determinar a aprovação dos candidatos nos exames.

7 – Seja frio durante a prova

Além das áreas específicas da prova de matemática, o especialista da LFG chama atenção para o lado emocional. Ele explica que é preciso ficar de olho no tempo médio da resolução das questões e manter a calma. Muitas vezes o candidato lembra de uma fórmula que não se recordava antes quando esta resolvendo outra questão, por isso ter uma mente relaxada é fundamental.

Então já sabe: com organização, planejamento e calma para resolver as questões, a matemática fica bem mais fácil.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.