Olá concurseiros!
Notícias sobre o esperado edital para o concurso do IBGE em 2015!
Está sendo aguardado com muita expectativa, o novo concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O projeto do processo seletivo do órgão ainda está em fase de análise pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
O objetivo da realização deste exame é contratar novos funcionários para o quadro de servidores, que se encontra defasado, situação que afeta diretamente os atendimentos e o cumprimento das atividades do Instituto. Ao todo, serão disponibilizadas 1.564 vagas para pessoas que tenham concluído o ensino médio e superior.
Cargos e vagas
Do número total de vagas solicitadas para este concurso, 1.044 são para o posto de Técnico destinado aos candidatos que tenham concluído o ensino médio e outras 520 chances para os profissionais com ensino superior completo que desejem concorrer à uma das vagas nos postos de Analista de planejamento, gestão e infraestrutura e Tecnologista em informações geográficas e estatísticas.
Conforme as informações cedidas pela diretora da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Susana Drumond, as oportunidades de nível médio serão distribuídas em todas as unidades do Instituto, já as de Analista e Tecnologista serão oferecidas principalmente no Estado do Rio de Janeiro (300).
Logo após a autorização do concurso, serão realizados os demais passos para organização e definição do edital.
Defasagem de funcionários
Atualmente, o IBGE sofre com a grande diferença entre número de funcionários necessários e o número de servidores disponíveis. De acordo com Susana Drumond, o número de funcionários do órgão dentro de poucos anos será 70% menor para cargos de ensino superior e 82% a menos de colaboradores em postos de nível médio.
Esta diminuição drástica de pessoas ocorrerá porque muitos trabalhadores terão mais de 26 anos de casa e já estarão aptos à solicitar a aposentadoria. Este é considerado um dos principais motivos para a execução de um novo concurso e a contratação de novos colaboradores.
Último concurso
O último concurso feito pelo IBGE foi em 2013 e a organizadora era a Cesgranrio. Foram 132.278 pessoas inscritas, a maior parte delas, mais de 119 mil, eram para o cargo de Técnico, o qual contava com um salário de R$ 3.323,91.
Cerca de 8 mil pessoas fizeram as inscrições para o cargo de Analista e outros 4.817 pessoas se inscreveram para Tecnologista, ambos com uma remuneração de mais de R$ 7 mil, além de outras gratificações.
Nesse concurso de 2013, os candidatos inscritos tiveram que efetuar provas de português, raciocínio lógico, noções específicas, geografia, noções gerais e conhecimentos de informática.
O IBGE
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é uma fundação pública que foi criada 1934 por Mário Augusto Teixeira de Freitas, mas só foi instalada em 1936, primeiramente denominada Instituto Nacional de Estatística. O nome atual só apareceu em 1938.
As atribuições estão ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas. O instituto realiza censos e organiza informações que se obtém neles, para que assim, sejam supridas as necessidades de órgãos federais, estaduais e municipais.
Vamos ficar de olho nesse esperado concurso do IBGE. Qualquer novidade, você confere aqui no Rede de Cursos!
Até a próxima.