Olá, pessoal!
Você costuma fazer resumos quando estuda? Se a resposta foi não, saiba que a dica é: faça resumos! O resumo é uma técnica que ajuda na compreensão e na interpretação de textos e livros e, consequentemente, serve como auxílio no aprendizado. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas para fazer um bom resumo.
No entanto, os especialistas alertam: não se deve apenas copiar os tópicos mais relevantes, sem tentar compreendê-los. Isso não adianta nada.
O resumo permite ao aluno compilar informações mais relevantes de um texto, além de entender todas as fases desse texto (introdução, desenvolvimento, argumentação e conclusão).
Dicas para fazer um bom resumo
1 – O estudante deve, mentalmente e após ter lido o texto que será resumido, fazer perguntas, como: o que está sendo dito/explicado/comentado? Quais relações estão sendo estabelecidas? Qual é o problema central levantado pelo autor?
2 – Se for resumo de um texto: selecionar (marcar) as informações mais relevantes de cada parágrafo com base nas perguntas feitas a si mesmo
3 – Se o resumo for de um livro: selecionar as informações mais relevantes de cada capítulo com base nas perguntas feitas a si mesmo
4 – Após a seleção, interpretar e escrever com as próprias palavras o que entendeu (não fazer cópia simplesmente) das ideias mais relevantes (que foram marcadas)
5 – Produzir tópicos esquemáticos com a própria elaboração de ideias
Qual a diferença entre resumo e resenha
Estamos falando de resumo, aí a prova pede uma resenha. De maneira geral, a diferença básica entre resumo e resenha é a opinião.
O primeiro tem como característica a síntese de um “texto-fonte” sem a presença de comentários avaliativos do autor do resumo. Já a resenha tem como objetivo principal uma avaliação crítica do objeto resenhado, ou seja, é um texto opinativo.
Pronto. Já pode começar a praticar a técnica de fazer resumos. Você vai ver como vai ficar bem mais fácil para estudar e compreender os textos.
Até a próxima!