Olá, pessoal!
Todo mundo sabe da importância do Enem hoje em dia. E como, infelizmente, a situação não está fácil para ninguém, o principal objetivo da maioria dos estudantes que fazem o Exame atualmente é tentar conseguir uma vaga em universidade pública ou bolsa em instituição de ensino particular. Saiba o que fazer com a média do Enem para conseguir esses e outros benefícios.
O que acontece é que pouco se fala sobre a real forma de se utilizar a média do Enem, além do ProUni (Programa Universidade Para Todos). Até porque, para participar do ProUni, não é preciso apenas ter feito a prova mais recente do Enem.
O Programa reserva bolsas para candidatos que tenham estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral de estudos e que possam comprovar carência financeira.
Não podem participar do ProUni estudantes egressos de instituições conveniadas com governos estatais, municipais e outros órgãos (como escolas do SESI ou do SESC), além de colégios que cobrem qualquer tipo de mensalidade, por mais simbólica que seja (mesmo que seja de R$ 1, por exemplo).
Deste modo, muitos estudantes ficam de fora do ProUni, por ter estudado em uma das escolas citadas acima, ou mesmo em instituição particular com bolsa parcial (apenas um desconto na mensalidade). Mas isso não quer dizer que estes alunos não sejam carentes ou que não necessitem de uma ajuda a mais do Enem.
Vestibular
Todas as universidades e institutos federais, além de algumas universidades estaduais e particulares, utilizam o Enem como critério de seleção de parte ou de todas as vagas dos cursos superiores.
A nota do Enem pode ser utilizada:
- como bônus no vestibular,
- como 1ª fase,
- para preencher vagas com ou sem o Sistema de Seleção Unificada (SiSU),
- e, por fim, como critério único de seleção das vagas remanescentes.
Cada instituição utiliza a média do Enem de um jeito, mas todas exigem um bom desempenho na prova. É preciso ter se saído bem no Exame pra conseguir o benefício e uma ajuda no Vestibular.
Benefícios do Enem nos vestibulares
O site Brasil Escola Enem separou as cinco formas usadas pelas universidades brasileiras e outras instituições de Portugal. Olha só:
-
Como estudar em Portugal pelo Enem: saiba como estudar em Portugal usando as notas do Enem. Sete instituições portuguesas já aderiram ao Enem.
- Enem como 1ª fase: candidatos fazem as provas do Enem na primeira fase e dos vestibulares na segunda.
- Enem como complementação da nota do vestibular: bom desempenho no exame do MEC pode fazer a diferença no resultado final do certame.
- Enem como critério único para algumas vagas: tendência é que percentagem de vagas aumente nos próximos vestibulares.
- Enem como critério único para todas as vagas: método está se tornando cada vez mais comum entre as universidades e institutos federais.
- Enem para vagas remanescentes: carteiras não ocupadas pelos candidatos classificados no vestibular são transferidas para os participantes do Enem.
Fique atento aos critérios de cada instituição no vestibular e utilize sua média do Enem não só no ProUni 2016, mas para obter vários outros benefícios.
Até mais.