11 erros na hora de estudar para concursos públicos

Saiba como evitar erros ao estudar para concursos públicos

 

A Revista Exame listou os erros mais comuns e que são fatais na hora de estudar para concursos públicos. Especialistas foram consultados e trouxeram os motivos pelos quais os concurseiros falham na hora de atingirem seu maior objetivo.

1 – Falta de estratégia

Para passar em um concurso público é necessário organização, estratégia e disciplina.

2 – Estudar nervoso ou ansioso

O nervosismo e a ansiedade podem desestabilizar o candidato e são os grandes vilões da concentração e produtividade do concurseiro.

3 – Não desvendar o estilo da banca

Não se deve ignorar que cada banca examinadora tenha estilos e orientações diferentes entre elas.

Dessa forma, o concurseiro deve saber o que a banca mais cobra, o que mais gosta e onde normalmente coloca as famosas pegadinhas.

4 – Exagerar na maratona de estudos

Submeter-se a uma rotina exaustiva de estudos pode deixar o concurseiro cansado a ponto não render quando é necessário.

5 – Ignorar sinais do corpo de que é hora de parar

Leia até o momento em que a mente ainda consegue absorver o conteúdo, pois quando o estudante tenta ultrapassar seus limites, forçando uma concentração que não é mais possível, pode perder o seu tempo além de provocar um desgaste ainda maior.

6 – Estudar com anotações de outras pessoas ou material inadequado

Estude com materiais e aulas de qualidade que estejam de acordo com tudo o que vem acontecendo em relação à matéria e à forma como a banca trabalha o assunto. Evite estudar através de anotações que outros fizeram, pois observações erradas podem conduzir a erro na hora da prova, ou desestabilizar o candidato por achar que há algo errado no que leu.

7 – Dedicar-se a concursos de linhas diferentes ao mesmo tempo

Não abrace o mundo dos concursos públicos de uma só vez. O concurseiro que “atira para todos os lados”  pode acabar sendo reprovado em todos os concursos porque se desviou do planejamento.

8 – Não “estudar” o edital

Não ler o edital é o maior e mais primário erro de qualquer pessoa que queira se dedicar a uma carreira pública.

9 – Fugir do conteúdo programático do concurso

Concentre-se no programa do concurso. Ler mais do que o necessário, investir tempo em material complementar recomendado pode significar perda de tempo do conteúdo programático previsto no edital.

10 – Falta de equilíbrio entre as disciplinas

É melhor dedicar mais tempo às matérias em que há menos domínio, e, não, o contrário. Segundo os especialistas, é preferível saber pouco de muito, a muito de pouco.

11 – Estudar na véspera do concurso

Não se deve recorrer a livros e apostilas faltando horas para o concurso, pois isso gera mais estresse do que aprendizado.