Concurso IBGE 2016: saiba todos os detalhes

 

Olá, concurseiros!

Estão abertas as inscrições para o concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Os dois editais divulgados apresentam, juntos, 600 vagas em três cargos: técnico em informações geográficas e estatísticas, analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e tecnologista em informações geográficas e estatísticas.

Quem trabalha nessa área não pode perder a oportunidade de se candidatar a uma carreira pública neste concurso do IBGE 2016.

Inscrições para o concurso IBGE

As inscrições para o concurso IBGE devem ser feitas até o dia 28 de janeiro de 2016 no site da Fundação Getúlio Vargas. A taxa é de R$ 49 (técnico) ou de R$ 69 (analista e tecnologista).

A isenção do pagamento da taxa poderá ser solicitada por membros de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O pedido deverá ser feito no mesmo prazo e site de inscrições do concurso IBGE 2016.

Vagas e salários do concurso IBGE 2016

Técnico em informações geográficas e estatísticas

Analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas

Tecnologista em informações geográficas e estatísticas

Servidores do IBGE recebem, como benefícios, auxílio-transporte e assistência à saúde (médica e odontológica), que é opcional e pode ser usufruída pelo funcionário e seus dependentes.

Veja a distribuição das vagas do concurso IBGE 2016 entre os estados no edital oficial para técnico e no edital para analista e tecnologista.

Prova do concurso IBGE 2016

A Fundação Getúlio Vargas aplicará uma prova objetiva com questões de múltipla escolha nos dias 10 ou 17 de abril. Os testes acontecerão em locais e horários a serem divulgados pela comissão de organizadores.

Os exames para técnico do IBGE constarão de 60 perguntas e para analista e tecnologista, as avaliações terão 70 questões.

Para algumas funções também haverá testes discursivos e provas práticas, nos dias 10 de abril e 3 de maio, respectivamente.

O que faz um técnico do IBGE

Os principais deveres do técnico do IBGE são: coletar dados em diversas fontes, organizar, criticar, corrigir, lançar, tratar e manter os dados garantindo a sua integridade, confidencialidade, disponibilidade, atualização e fidedignidade; realizar entrevistas em domicílios e estabelecimentos informantes para obtenção de dados conforme metodologia e plano de supervisão da pesquisa; realizar levantamentos topográficos/geográficos/cartográficos com vistas a manter atualizada a base territorial dos municípios; proceder à compilação, montagem e organização dos elementos cartográficos, segundo as especificações e normas adotadas; executar e apoiar as tarefas ligadas à manutenção e atualização da rede física dos marcos geodésicos do IBGE; atuar nas diversas modalidades de disseminação de dados e informações, prestando suporte e orientações aos usuários; entre outros.

Cronograma do Concurso IBGE

Fique atento aos prazos dos concursos públicos e boa sorte na prova para o IBGE 2016!

Até a próxima!