Concursos Públicos suspensos em 2016 devem afetar 40 mil vagas

 

Olá, concurseiros!

Para quem não sabe, devido à crise, muitos concursos públicos federais foram suspensos. E essa medida vai cortar até 40.389 vagas, segundo o Ministério do Planejamento. É que esse é o número de vagas que estavam previstas na proposta de Orçamento para o ano que vem. Segundo o Ministério, não foram definidos quais concursos poderiam ser autorizados.

A suspensão de concursos públicos foi uma das medidas anunciadas pelos ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Fazenda, Joaquim Levy, ainda em setembro e vai gerar uma economia de R$ 1,5 bilhão, estima o governo.

Como são definidos os concursos

Os órgãos federais que desejam abrir concursos públicos enviam o pedido ao Ministério do Planejamento, que autoriza ou não, dentro de um número previsto no Orçamento daquele ano. Essa suspensão anunciada só afeta pedidos de concursos para serem realizados em 2016.

Segundo o Ministério, os órgãos podem encaminhar o pedido até o dia 31 de maio de cada ano. Pedidos feitos a partir de agora só serão analisados no primeiro semestre de 2016, para serem autorizados em 2017.

Concursos de empresas públicas

Mas não se preocupe, porque muitos concursos grandes ainda serão realizados já que empresas públicas e sociedades de economia mista têm autonomia para realizar seus exames e não precisam pedir autorização do Ministério.

Entre elas estão Correios, Caixa Econômica Federal, Petrobras e Banco do Brasil, por exemplo.

Dúvidas sobre a suspensão de concursos

O Ministério do Planejamento divulgou as seguintes perguntas e respostas acerca da suspensão de concurso público.

Fique ligado aqui no Rede de Cursos sobre mais notícias e novidades sobre os concursos públicos federais.

Até a próxima.