Saiba mais sobre o próximo concurso da Polícia Federal em 2015

Olá leitores do Rede de Cursos!

Quem aguarda oportunidade para ingressar nas carreiras de Delegado ou Perito da Polícia Federal deve ficar atento e intensificar os estudos. O órgão planeja abrir 558 vagas para essas funções ainda este ano.

Vagas

Segundo divulgado, a PF pretende abrir 491 chances para Delegado, com exigência de nível superior em Direito, e outras 67 para Perito, sendo necessária formação em áreas específicas.

Viabilidade do concurso

O concurso da Polícia Federal não precisa mais de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para ser realizado, de acordo com o decreto 8.326 de 2014, mas, a PF precisa fazer consulta junto ao ministério sobre as condições orçamentárias, processo que já foi iniciado.

Assim que o MPOG der seu parecer, a PF deve iniciar os trâmites para realização do processo seletivo.

O último concurso para Delegado e Perito foi realizado em 2012 e teve o Cespe/UnB como banca examinadora.

Funções de um Delegado da Polícia Federal

O trabalho de um Delegado Federal é muito diversificado. A Constituição Federal atribui muitas competências à Polícia Federal, que vão desde a função de polícia judiciária da União, onde o Delegado preside investigações e chefia o combate a crimes contra a União, suas autarquias e empresas públicas, e neste caso, as funções são muitas, como crimes contra o meio ambiente, crimes contra o INSS, combate a desmatamentos, tráfico de animais, tráfico de pessoas, trabalho escravo, crimes contra populações indígenas, policiamento marítimo e de fronteiras, combate ao tráfico de drogas, além de administrar também toda a questão do estrangeiro no Brasil, efetuar a segurança de autoridades estrangeiras e muito mais. O trabalho de coordenação e chefia de todas estas funções cabe ao Delegado Federal. Dentre elas, as principais são a de presidir investigações. Gerir o processamento/tratamento dos dados coletados. Comandar e orientar equipes compostas de policiais nas missões que são designadas.

Funções de um Perito da Polícia Federal

Perito criminal federal é um policial do Departamento de Polícia Federal com conhecimentos técnicos e científicos a serviço da justiça. É um profissional especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova material, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e formação especializada revestidas no cargo. São atribuições do perito criminal federal: realizar exames periciais em locais de infração penal, realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço, coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais, participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento das mesmas, desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

Vamos ficar atentos às novidades desse esperado concurso da Polícia Federal. Qualquer novidade, você confere aqui no Rede de Cursos!

Até a próxima.