Objetivos:
O curso objetiva promover uma compreensão do mercado de cinema brasileiro à luz da Economia da Cultura. Esse estudo tem como foco a compreensão da conjuntura atual da cadeia produtiva do cinema nacional a partir de indicadores de mercado, políticas públicas e estrutura produtiva (gargalos, potencialidades e inovações).
O núcleo central de análise é dado pelos instrumentos e técnicas típicos da economia quando aplicada à cultura, a partir de uma introdução a esse campo nascente que instrumentalizará a compreensão do mercado de cinema. Esse curso terá como base teórica, aplicada em escala nacional, da tecnologia de análise desenvolvida no livro “Economia da Cultura e Cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul”, vencedora do prêmio SAV/Minc de pesquisa em audiovisual, de Leandro Valiati.
Bases de dados e indicadores desenvolvidos pelo professor serão disponibilizados aos alunos.
Professor: Leandro Valiati
Programa:
30 de maio l Aula 1:
• Economia e Economia da Cultura: uma introdução
• O cinema como indústria cultural no contexto da Economia Criativa
31 de maio l Aula 2:
• Acionando princípios econômicos para compreender o mercado de cinema:
. teorias de comércio internacional e indústria nascente
. princípios de microeconomia aplicada ao cinema
. variáveis macroeconômicas do mercado de cinema
• Cadeias produtivas, bases de dados e indicadores: a economia da cultura como tecnologia de ação prática para o mercado de cinema
01 de junho l Aula 3
• Estudo das bases de dados e estatísticas disponíveis
• Contextualização e leitura crítica do mercado de cinema nacional a partir de indicadores
Duração: 9 horas
Datas: aguarde novas datas
Investimento: consultar Instituição
Informações:
CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura.
Rua Professor Frontino Guimarães 302, Vila Mariana – São Paulo / SP.
Telefone: (11) 2389.5708
Veja Mais! Link do Curso (Curso Encerrado)
Importante: As informações acima estão sujeitas a alterações