Dentro do contexto cultural espanhol pós-franquista surgiu um cineasta de talento e posteriormente de grande apelo popular. Pedro Almodóvar Caballero, 62 anos é representante de um período de transição e conseguiu migrar da cultura pop underground madrilena para o circuito comercial. Sua marca autoral é trabalhar com elementos da cultura pop, fundamentalmente a citação, pastiche e a paródia; mesclados com sua experiência pessoal da infância em La Mancha, e da busca pela liberdade na Madri, de La Movida, do final do franquismo e da transição para a democracia.
O curso analisa a aparição de Almodóvar dentro de um coletivo, onde ele era um dos líderes e como os grupos anteriores tinha a intenção de mudar o cenário insatisfatório das artes do momento, todos tinham como marca a busca do prazer e uma incrível vontade de chocar as velhas instituições. Com a morte de La Movida Almodóvar evoluiu para um registro mais pessoal e para filmes melhor realizados como Qué he hecho yo para merecer esto? e La ley del deseo. A maturidade estilística veio com Todo sobre mi madre e os primeiros sintomas preocupantes de uma autocitação esgotável, a partir de Volver.
Professor: João Eduardo Hidalgo é doutor em Comunicação (Audiovisual) pela Universidade de São Paulo e pela Universidad Complutense de Madrid e especialistaem Cinema Espanhol pela AECI Agencia Española de Cooperación Internacional. Já fez varias exposições individuais de fotografía, dirigiu alguns curtas-metragens e orientou a realização de mais de cinquenta. É professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, campus de Bauru,em Comunicação Social.
Datas: 06 de outubro a 14 outubro de 2011
Investimento: consultar instituição
Informações: (11) 2117-4777
MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa
São Paulo – SP
Veja Mais! Link do Curso (Curso Encerrado)
Importante: As informações acima estão sujeitas a alterações