Quais vantagens e desvantagens do EaD?
Olá, leitor!
A Educação a Distância é um tipo de ensino no qual os professores e alunos não dividem o mesmo espaço físico, mas fazem uso de tecnologias para poderem se comunicar. Diversos cursos EaD estão disponíveis, desde idiomas, de níveis técnicos, graduação e até pós-graduação.
A maior conquista de se implantar esse sistema de educação foi a de dar oportunidade para quem está muito distante de uma instituição de ensino de estudar e se especializar. Claro, que o grande desafio não está somente em levar o ensino para fora das salas de aula, pois com os avanços tecnológicos cada dia mais isto se torna viável, é manter o mesmo nível de qualidade de educação que dentro da instituição. Além disso, nem todos os cursos da universidades estão disponíveis para serem feitos a distância.
Existem, todavia, dois lados do EaD, pontos positivos e negativos que podem ser destacados. Cabe a cada aluno comparar esses aspectos e verificar o quanto o tipo de curso escolhido agregaria de valor a formação e para a vida profissional. Muitas faculdades oferecem esse tipo de serviço, inclusive instituições internacionais renomadas.
Dentre as vantagens desse tipo de estudo, pode-se evidenciar:
- Diminui as barreiras espaço temporais;
- Amplia a oferta de cursos;
- Dá oportunidade de estudo para as pessoas;
- Não requer disponibilidade de um espaço físico, horário e dinâmica específica;
- Não obriga o aluno a se locomover para longe de seu ambiente familiar e ainda o permite obter uma formação fora da sala de aula padronizada;
- O estudante segue seu próprio ritmo de estudo e aprendizado;
- Desenvolve no indivíduo a disciplina de estudos, organização e de pró-atividade;
- Economiza recursos, pois o custo com o estudo é bem menor e não há gastos com locomoção, acomodação, alimentação, entre outros.
Das desvantagens apresentadas pela educação a distância, são apontados:
- A relação interpessoal fica limitada, tanto no que diz respeito de professor aluno quanto a socialização com os demais estudantes;
- Perde-se os ganhos que são obtidos por meio da interação face a face, das trocas de experiências e ideias;
- O processo de aprendizado demora mais para ser concluído devido ao tempo que se espera por retorno e correções;
- Dificuldade de se manter uma qualidade de ensino elevada como a de um curso presencial dentro de uma instituição especializada;
- A falta de disciplina do aluno pode ocasionar em uma desistência;
- Fica muito mais dependente muito mais de recursos tecnológicos e meios de comunicação.
O objetivo primordial ao implantar a EaD era de levar a educação aos lugares mais difíceis de se chegar, dar uma oportunidade para quem não poderia deixar de trabalhar para passar horas seguidas dentro de uma instituição e para aqueles que não conseguiriam mudar de lugar para ter acesso ao ensino. Mas, atualmente, essa visão exclusiva mudou, passou a ser uma boa opção de formação e especialização inclusive para quem está próximo de uma faculdade e poderia pagar por um estudo presencial.
Quando bem selecionados e com a devida dedicação, os cursos podem agregar muito valor ao profissional, e têm sido uma escolha muito frequente por profissionais do mercado e empresários que buscam se aperfeiçoar otimizar seus tempos livres.
Se você tem uma boa dica de um curso a distância, conte para nós. Deixe sua indicação nos comentários, isto poderá ajudar muitas pessoas que estão a procura de um aprendizado flexível.
Até logo!