Olá pessoal do Rio de Janeiro!
O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (o Cefet-RJ) está com as inscrições abertas para os cursos técnicos a distância gratuitos.
Inscrições
As inscrições seguem até o dia 31 de março, sem cobrança de taxa.
Para participar, os interessados precisam preencher a ficha de inscrição, disponibilizada na página do Cefet-RJ.
Vagas
São oferecidas, ao todo, 2.100 vagas, sendo 50 oportunidades em cada curso de cada polo, sendo metade para ampla concorrência e metade para a política de ações afirmativas.
Todas são para ingresso no segundo semestre letivo. A distribuição pelos polos, assim como as demais informações sobre o processo seletivo, podem ser consultadas no edital.
Cursos
Requisitos
Para ter direito, o candidato precisa ter estudado o ensino médio integralmente em escola pública. 50% das vagas reservadas são para pessoas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e 50% para quem tem renda superior. Em ambos os casos, também há subdivisão, sendo 51,8% das oportunidades para autodeclarados negros, pardos e indígenas.
Processo Seletivo
O processo seletivo se dará mediante sorteio, em 16 de abril, no auditório 1 do campus Maracanã. O resultado será divulgado no site do Cefet-RJ, a partir das 19 horas do dia 27 seguinte. Os 50 primeiros sorteados serão chamados para a matrícula. O restante constituirá reserva, que poderá ser chamada caso haja desistência ou não dos convocados.
Pólos
Os cursos online gratuitos estão distribuídos entre os polos Angra dos Reis, Armação de Búzios, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Carapebus, Carmo, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Itaocara, Lajes de Muriaé, Maracanã, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Pirai, Petrópolis, Porto Real, Santo Antônio de Pádua, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Fidelis, São Francisco do Itabapoana, Sapucaia, Três Rios e Valença.
Mais uma oportunidade para os cariocas de baixa renda terem uma qualificação profissional. Aproveite.
Até mais!