Olá, leitor!
A engenharia mecânica é uma das vertentes da engenharia assim como a civil, eletrônica, produção, de alimentos, entre outras. Nela, se aplica conceitos sobre fabricação, manutenção, análise e concepção de sistemas mecânicos. Para isso é preciso adquirir conhecimento sobre mecânica, cinemática, termodinâmica, ciências dos materiais, análise estrutural e eletricidade.
O curso de bacharelado em engenharia tem duração de cinco anos, normalmente as instituições de ensino separam o primeiro e segundo semestre com noções básicas para todos os estudantes. Nesse período, se estuda matemática (cálculo e álgebra), física (fundamental e experimental), desenho, probabilidade e estatística, programação computacional para engenharia, química geral, Introdução à engenharia (conceito de projetos) e orientação acadêmica.
A partir do terceiro e quarto semestre, baseado nos quadros curriculares de algumas universidade, além de se aprofundar mais nas disciplinas gerais, introduze-se as mais específicas da área como desenho de máquinas e instalações, ciências dos materiais, eletromagnetismo, fabricação (metrologia e avaliação dimensional), sistemas térmicos e sistemas mecânicos.
No terceiro e quarto ano, foca-se ainda mais em sistemas maquinais com matérias sobre máquinas de fluxo, mecânica dos sólidos, transmissão de calor, refrigeração, mecanismos, motores térmicos, fundição e soldagem, elementos de máquinas, dinâmica das máquinas, mais fabricação (processos de conformação plástica, comportamento mecânico dos materiais e usinagem).
O último ano não deixa de ser mais específico e aprofundado, dentro do currículo de sistemas mecânicos, térmicos e produção, o aluno se depara com robótica, fundamentos e aplicações de energia, projetos, sistemas hidráulicos e pneumáticos. Dependendo da faculdade essas disciplinas podem aparecer como optativas e até em semestres diferentes.
É preciso ter em mente que para cursar esse tipo de graduação deve-se gostar muito da área de ciências exatas (matemática, física e química), pois o índice de desistência é bem alto após o primeiro ano. Para adquirir o diploma é exigido estágio supervisionado e a execução de um trabalho de conclusão de curso.
Maquinários
O engenheiro pode trabalhar em indústrias na criação e fabricação de máquinas e ferramentas para estes.
Pesquisas
Atua com o desenvolvimento de protótipos (produtos), busca soluções, inovações e melhorias para o mercado.
Processos produtivos
Acompanha o processo produtivo e visa trazer melhorias, além de prestar serviço de manutenção aos equipamentos.
Projetos
Realiza projetos para a criação e implantação de linhas de produção ou faz adaptações nos processos de fabricações já existentes.
Vendas
Trabalha com a comercialização de produtos específicos da área ou dá assessoria ao departamento de vendas.
Automobilismo
O profissional pode se aprofundar em automobilística para atuar com performance de automóveis e carros de competição.
Dentre a média salarial declarada nos mais diferentes cargos o valor encontrado é de sete mil reais, com o mais baixo recebimento o engenheiro de software (cinco mil e quinhentos reais) e o mais alto o do engenheiro de desenvolvimento de produto (oito mil e quinhentos reais). Com o salário mais alto encontrado, aparece o engenheiro de projetos, com um ganho de vinte e cinco mil reais.
Melhores cursos de engenharia mecânica, segundo o ranking 2015 da Folha de S. Paulo:
Públicas
Privadas
Atenção! Os valores iniciais das mensalidades para o curso de engenharia mecânica podem variar de R$1800,00 a R$2200,00.
Até logo!