Olá estudantes!
Atenção para as novas regras do Enem.
Quem ainda não sabe, anote aí. No Enem deste ano, estudantes menores de 18 anos não podem utilizar a nota para ingressar em cursos superiores, ou seja, só vai entrar na faculdade quem concluir o Ensino Médio.
Na verdade, apesar de recente, essa regra já era aplicada antes mesmo da divulgação do edital contendo essa especificação. Veja o caso abaixo.
Casos anteriores
O edital foi publicado pelo MEC (Ministério da Educação), na semana passada, no entanto, a estudante, Bruna Domingues, de 18 anos, enfrentou essa situação dois anos antes. Em 2013, ela atingiu nota suficiente para cursar a faculdade de Engenharia Ambiental na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Ela chegou a começar a estudar, mas oito meses depois foi impedida de prosseguir com o curso.
Na ocasião ainda não havia a determinação do MEC e alguns estudantes conseguiam ingressar o curso superior, sem concluir o Ensino Médio.
Ao ser impedida de continuar com o curso superior, em 2015, Bruna teve de retornar para o 3º ano do Ensino Médio: “Perdi um semestre e meio na faculdade e ainda estou no terceiro ano. Este ano, já tenho maioridade, mas ainda fico com receio por tudo que passei”, declara a estudante que defende as regras anunciadas pelo MEC. “Agora pelo menos ninguém vai precisar passar pelo o que eu passei”, pontua.
Nova regra
Conforme o edital as mudanças são baseadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que diz que o estudante menor de 18 anos deve estar ciente de que seus resultados destinam-se exclusivamente, para fins de auto avaliação de conhecimentos.
Outra novidade é quanto a taxa de inscrição passou de R$ 35 para R$ 63. Para saber tudo sobre o Enem e ficar por dentro de todas as mudanças, leia com atenção o edital completo.
Qualquer outra novidade sobre o Enem 2015, você fica sabendo aqui no Rede de Cursos. Fique ligado!
Até mais.