Enem 2015: menores de 18 anos não poderão usar nota

Olá estudantes!

Atenção para as novas regras do Enem.

Quem ainda não sabe, anote aí. No Enem deste ano, estudantes menores de 18 anos não podem utilizar a nota para ingressar em cursos superiores, ou seja, só vai entrar na faculdade quem concluir o Ensino Médio.

Na verdade, apesar de recente, essa regra já era aplicada antes mesmo da divulgação do edital contendo essa especificação. Veja o caso abaixo.

Casos anteriores

O edital foi publicado pelo MEC (Ministério da Educação), na semana passada, no entanto, a estudante, Bruna Domingues, de 18 anos, enfrentou essa situação dois anos antes. Em 2013, ela atingiu nota suficiente para cursar a faculdade de Engenharia Ambiental na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Ela chegou a começar a estudar, mas oito meses depois foi impedida de prosseguir com o curso.

Na ocasião ainda não havia a determinação do MEC e alguns estudantes conseguiam ingressar o curso superior, sem concluir o Ensino Médio.

Ao ser impedida de continuar com o curso superior, em 2015, Bruna teve de retornar para o 3º ano do Ensino Médio: “Perdi um semestre e meio na faculdade e ainda estou no terceiro ano. Este ano, já tenho maioridade, mas ainda fico com receio por tudo que passei”, declara a estudante que defende as regras anunciadas pelo MEC. “Agora pelo menos ninguém vai precisar passar pelo o que eu passei”, pontua.

Nova regra

Conforme o edital as mudanças são baseadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que diz que o estudante menor de 18 anos deve estar ciente de que seus resultados destinam-se exclusivamente, para fins de auto avaliação de conhecimentos.

Outra novidade é quanto a taxa de inscrição passou de R$ 35 para R$ 63. Para saber tudo sobre o Enem e ficar por dentro de todas as mudanças, leia com atenção o edital completo.

Qualquer outra novidade sobre o Enem 2015, você fica sabendo aqui no Rede de Cursos. Fique ligado!

Até mais.