10 apostilas grátis de Português para Vestibular com os temas fundamentais

Olá estudantes!

 

Estudar… Esse, com certeza, é o verbo mais usado pelos jovens em época de Enem e vestibular e para aqueles que vão prestar concurso. Para se dar bem nos exames, não tem como fugir dele. Então, para facilitar sua vida na hora de praticá-lo, trazemos aqui os 10 temas fundamentais de Português! E o melhor: o Rede de Cursos ainda disponibiliza para download 10 apostilas gratuitas de Português!

Não que você deva estudar apenas estes temas, mas eles são mais recorrentes e você deve estar craque neles para se sair melhor nos mais complexos.

Bom, para começar, todo estudante deve ter conhecimentos de semântica, figuras de linguagem e dos movimentos literários romantismo, realismo e modernismo. Mas, ainda tem mais. Veja abaixo.

1- Semântica

Semântica é o significado das palavras em contexto.

Liliane Negrão, professora de português da Oficina do Estudante, avisa: “É um assunto que cai bastante, porque ajuda o aluno a compreender o texto”.

É possível cair perguntas específicas sobre o significado de determinadas palavras, segundo Vivian D’Angelo Carrera, do cursinho do XI. Ela afirma que o vestibular da Fuvest costuma realizar essa prática e alerta que “pegadinhas” de semântica também são corriqueiras.

2- Elementos Coesivos: Pronomes e Conjunções

A especialista Vivian Carrera ajuda: “Pronomes e conjunções são aqueles elementos que fazem a construção de um texto. O que cai todos os anos nos vestibulares é pronome relativo”.

Para Negrão, esse tema também está bem associado à redação, porque ajuda a tornar mais clara a produção textual.

3- Figuras de Linguagem

Segundo Negrão, da Oficina do Estudante, as figuras de linguagem podem ser utilizadas como ferramenta para compreender o texto. “A ironia, por exemplo, se o aluno perceber que ela está sendo usada, ele sabe que a mensagem é o oposto daquilo que está sendo expresso”, diz.

A professora acrescenta que o recurso pode ser cobrado para analisar o estilo de uma determinada obra literária, escola ou época. “Por meio das figuras de linguagem, o aluno pode identificar o autor, o estilo, o momento histórico, político ou cultural”, analisa.

Carrera, do XI, lembra que é possível que exames como o Enem perguntem o nome da figura de linguagem. Já vestibulares tradicionais geralmente pedem qual é o efeito de tais recursos expressivos.

4- Relações entre Textos

“É comum que eles coloquem uma poesia, notícia, por exemplo. O aluno tem que saber o gênero textual. A poesia tem uma proposta, a charge outra”, diz Carrera. “É necessário, dessa forma, conhecimento prévio”.

Ter esse domínio pode ajudar na hora da leitura da coletânea de textos que geralmente aparece nas provas de redação. “Sempre tem um trecho com uma imagem, algum gráfico e texto padrão”, diz Negrão. “Isso é para avaliar se o estudante compreende diversos tipos de texto, do verbal ao não-verbal [charge, fotografia, escultura, pintura]”.

5- Conjugação: Uso dos Tempos e Modos Verbais

Negrão acredita que o tema é associado à elaboração da redação. “O aluno tem que ter domínio sobre tudo dentro da linguagem padrão e compreender quais são os sentidos que estão por trás de determinado tempo verbal”, diz.

Para a Fuvest, a professora Vivian Carreira, do XI, aconselha o aluno a estudar o pretérito mais-que-perfeito e o imperativo, que segundo ela cai todos os anos.

6- Paráfrase ou Tradução de Sentido

É essencial para a interpretação de um texto, principalmente na hora de analisar as alternativas de determinada pergunta. “Nada mais é do que a reescrita. Nas questões vão ter palavras diferentes, mas que traduzem a mesma ideia”, diz Carrera.

Contudo, a professora Liliane Negrão afirma que a paráfrase “pobre” em uma redação, por exemplo, da coletânea de textos é mal vista, por ser uma mera mudança por sinônimos.

7- Classes de Palavras

Os estudantes devem conhecer bem os aspectos estruturais que norteiam as dez classes gramaticais e ter noção de que seis dessas são flexionadas em número, gênero, grau, pessoa, tempo, voz, modo e/ou aspecto.

Na construção do texto, a professora do cursinho do XI lembra que os vestibulares costumam tratar bastante de paralelismo.

8- Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett

Para Augusta Aparecida Barbosa, professora de literatura do cursinho do XI, além de ler os livros pedidos pelos vestibulares, pode ser interessante que o aluno conheça outras obras dos autores solicitados.

“A Fuvest e a Unicamp não vão fazer perguntas fora dos livros, mas é bom que ele tenha lido outras obras do autor como referência”, diz. “Do José de Alencar, por exemplo, é pedido Til, mas o aluno pode conhecer Senhora, Iracema”.

Os romances desse período tentavam atender aos anseios da burguesia de aparecer nos romances. “A burguesia quer estar nos romances e para isso tenta resgatar os heróis medievais e a religiosidade. Há muito sentimentalismo e nacionalismo também”, comenta Augusta.

9- Realismo: Eça de Queirós e Machado de Assis

Período associado ao cientificismo do final do século 19. “Essa é a época que a ciência ganha certo peso, e os artistas vão querer se posicionar diante da sociedade como se fossem cientistas, observando, apontando defeitos e propondo soluções”, diz a professora do XI.

10- Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães Rosa

O aluno deve entender que o modernismo surge em um momento de entreguerras. “Os artistas vão mostrar esse mundo que está se rompendo, se esfacelando. Propõem, então, uma estrutura estética diferente. O poema em verso agora em versos livres, formato de triângulo, de espiral”, conta Augusta. “O modernista tem tanta liberdade que pode até retomar os versos em redondilha”.

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