Olá estudantes!
Para muita gente, quando chega o dia da prova de redação do Enem, é o momento mais tenso dos exames. Só que não precisa ser assim. O estudante tem que estar treinado, calmo e saber como deve ser feito seu texto.
A redação do Enem propõe aos candidatos a elaboração de um texto na estrutura do gênero dissertativo argumentativo analisando 5 competências específicas estabelecidas pelo edital oficial do MEC. São elas:
No entanto, muita gente apresenta dificuldades durante a elaboração de um texto crítico que, ao mesmo tempo, respeite a estrutura permitida pela prova. Se isso é o que acontece com você, veja abaixo 3 formas de trabalhar o seu texto para que ele apresente uma reflexão crítica:
1 – Aproveite as informações e os argumentos extraídos nos textos da coletânea
Utilize a coletânea de textos fornecida pela prova como inspiração para o seu texto. Não copie trechos de nenhuma delas, utilize as suas próprias palavras.
2 – Apresente conhecimentos pertinentes e coerentes
Procure utilizar repertórios que sejam coerentes com a análise da situação apresentada como tema da redação. Não fuja da proposta, procure envolver só os assuntos que forem pertinentes ao tema.
3 – Incorpore ao seu texto o seu repertório cultural e pessoal
Você pode utilizar em seu texto fatos atuais presentes na mídia ou experiências pessoais vividas por você como repertório, desde que eles sejam pertinentes ao tema proposto.
Redação é assim: tem que ler e escrever muito para que seu repertório de argumentação e crítica esteja afiado. Então siga essas dicas e melhore seu desempenho na prova de redação do Enem 2015.
Boa sorte!