Olá, estudantes!
Você quer estudar por conta própria? Ou está sem grana para pagar um cursinho? Então você faz parte de um seleto grupo de estudantes que quer passar no vestibular sem fazer cursinho preparatório. Parece difícil, e é mesmo, mas não é impossível. Confira abaixo algumas dicas de quem passou no vestibular estudando sozinho.
A paulistana Mariana Ferraz Paulino, é prova disso. Estudando sozinha em casa, Mariana foi aprovada no vestibular de 2011 na USP, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e teve sua redação eleita entre as 50 melhores da Fuvest. Por fim, acabou optando pelo curso de História na USP, que cursa atualmente.
Por falta de dinheiro, Mariana escolheu não fazer cursinho e tirar proveito máximo de tudo que era ensinado no colégio. Como tinha muita dificuldade em exatas, pediu ajuda para um professor de matemática que deu a ela a dica de ouro no vestibular: “Quem presta cursos das áreas de humanas, geralmente é bom nestas disciplinas. Concentre então todo o seu esforço nas disciplinas de exatas e faça delas o seu diferencial”. A tática deu certo, a estudante gabaritou a prova de física.
O estudante Guilherme Levy Rodrigues, também faz parte dos que decidiram não fazer cursinho por opção. Ele foi aprovado em Engenharia Química na USP e na Unifesp e conta que, por não ter feito o cursinho, não se sentia na obrigação de passar, por isso foi fazer a prova “mais leve”.
Dentre outras vantagens, os estudantes dizem que estudar sozinho traz mais autoconfiança, afinal, mesmo depois, durante a universidade, o sistema educacional de cobranças e recompensas não é mais o mesmo, e muito do seu sucesso na vida vai depender unicamente do esforço que fizer por conta própria. Aprender a estudar sozinho é um ganho que se tem para a vida.
É verdade que estudar por conta exige ainda mais disciplina – já que não há a cobrança de simulados e exercícios feita pelos cursinhos. Mas existem diversas formas de driblar isso.
Uma delas é se propor a fazer simulados em cursinhos populares – muitos deles abrem vagas para participação de alunos de fora. Outra é, durante alguns dias da semana, se reunir com um grupo de amigos e fazer estudos coletivos.
Se estudar em casa for um problema devido ao barulho e à grande quantidade de pessoas, a dica é procurar uma biblioteca onde se possa estudar com tranqüilidade, e, de preferência, longe da internet e redes sociais como forma de distração.
Ninguém falou que é fácil, mas se você seguir estas dicas para estudar sozinho, o vestibular não fica tão impossível assim.
E se você procura materiais, apostilas e exercícios para estudar, o Rede de Cursos oferece o download gratuito de apostilas para vestibular. Confira!
Boa sorte.