Olá, estudantes!
Quem está pensando em solicitar bolsa de estudos através do ProUni, já deve saber que tem que ter feito o Enem para isso. Mas você sabe por que? Entenda aqui a relação entre o ProUni e Enem.
Esse vínculo da garantia de bolsas de estudo integrais ou parciais do ProUni ao bom desempenho no Enem foi criado pelo próprio Ministério da Educação. Assim, ao mesmo tempo em que o número de participantes no Exame aumentou as notas também tiveram uma melhora significativa. É como um incentivo maior aos estudantes.
Portanto, só pode participar do ProUni o estudante que tiver feito a prova do Enem do ano anterior, e tiver obtido nota mínima de 450 pontos (média entre a nota da prova objetiva e a nota da redação). Mas esse é apenas um dos pré-requisitos para conseguir uma bolsa. Veja abaixo.
É preciso que o estudante satisfaça uma das seguintes condições:
Curso
Renda
Com exceção dos professores, os demais candidatos às bolsas do ProUni precisam comprovar renda:
O candidato à bolsa fica dispensado do vestibular da instituição em que pretende estudar, e fará uma prova específica sem a cobrança de taxas somente se a faculdade desejar. Portanto, se você tem dúvidas quanto à sua capacidade, o Enem pode ser uma boa oportunidade de exercitá-la. Assim, você pratica seus conhecimentos e ainda tem chance de conseguir uma bolsa pelo ProUni ou um acréscimo na sua pontuação em alguns dos melhores vestibulares.
As inscrições para o ProUni 2016 devem ser feitas de 19 a 22 de janeiro e o resultado da primeira chamada, já sai no dia 25 do mesmo mês.
Para mais informações ligue 0800 616161 ou acesse a página oficial do ProUni.
Boa sorte!
Até mais.